O que governa sua vida?

O homem sem propósitos é como um barco sem leme. Thomas Carlye

Eu estava lendo o livro “Uma vida com propósitos” do Rick Warren e ele citou uma frase de Thomas Carlyle que dizia o seguinte: “O homem sem propósitos é como um barco sem leme” e eu fiquei pensativa em relação a isso, porque realmente precisamos de um propósito na vida e se pararmos para pensar todos nós temos a vida governada por alguma coisa.

Alguns de nós tem a vida dirigida por lembranças dolorosas, outros tem a vida dirigida por alguns medos, tem aqueles que tem sua vida dirigida por coisas positivas como esperança, amor, determinação, muitos são os sentimentos que nos governam e várias são as situações que nos levam a esses sentimentos.

Muitas pessoas se apegam a ressentimentos e sentimentos negativos como raiva, ódio, vingança. Vivem cheias de mágoa e não conseguem superar suas dores e incômodos, o problema é que ao invés de aliviarem essas dores liberando perdão e nutrindo pensamentos positivos, preferem viver e reviver esses pensamentos que levam seu coração a tristeza e em alguns casos, podemos ver que muitos acabam desenvolvendo uma depressão.

O ressentimento faz mal, machuca, mas ele certamente machuca muito mais a quem foi ofendido do que quem ofendeu, porque nem sempre aquele que ofendeu se da conta do que causou na vida do outro, poucos se importam com o dano causado na vida do próximo, na verdade, poucos se importam com o próximo.

Nós precisamos entender que a pessoa que nos machucou no passado, não poderá nos machucar novamente, pois isso só será possível se dermos permissão para que isso aconteça, se deixarmos esse sentimento nos governar e se fortalecer dentro de nós. Precisamos seguir em frente, esquecer o passado, entender que o que passou passou. Não tem volta. E fazer o possível para seguir em frente.

Tem um outro sentimento paralisante e que nos trás grandes problemas emocionais, esse sentimento é o medo. Vivemos situações traumáticas que nos trazem experiências ruins e por conta dessas situações perdemos algumas oportunidades na vida, pois acaba que desenvolvemos o medo de correr riscos, e quando somos cautelosos demais acaba que somos impedidos de ser aquilo que gostaríamos de ser, fazer o que desejamos fazer, e até mesmo conquistar o que Deus planejou para nossa vida.

Então pensando em tudo isso, só temos uma única opção para sair dessas situações, é lutar conta esses sentimentos e nos encher de outros sentimentos positivos, sentimentos como amor, esperança, alegria, temos que nos rodear de familiares e amigos, fazer as coisas que amamos com força de vontade e determinação, tudo isso é um combustível poderoso no processo de cura. Sei que falando aqui parece que é simples, mas eu sei que não é, pois passei anos deixando sentimentos negativos e dolorosos governarem a minha vida, vivi muito tempo com mágoa de algumas pessoas, perdi muito tempo nutrindo tristeza e em alguns momentos cheguei até ao desespero, e no final de tudo, entrei em depressão.

Eu perdi por muito tempo a esperança e as pessoas que me machucaram continuaram vivendo suas vidas como se nada tivesse acontecido, infelizmente a vida não para porque precisamos de tempo para nos curar, temos que nos adaptar a tudo que acontece ao nosso redor e ainda tirar forças para seguir em frente. Parece uma tarefa impossível, mas não é, é dolorosa e demorada, mas não impossível.

Acredite, é possível, estou aqui hoje falando sobre isso porque tomei a decisão de seguir minha vida, venci a depressão, e consegui amadurecer e entender o processo das coisas. Levou um bom tempo, foi uma mistura de muita oração, diversos diários escritos, terapia, muita leitura positiva e a ajuda de pessoas que me amam. Com tudo isso eu consegui colocar outros sentimentos em meu coração e a esperança de dias melhores começaram a governar a minha vida.

Então minha dica é, priorize o que realmente importa em sua vida e deixe que tudo em você seja governado pelo amor de Deus e das pessoas que querem seu bem e se importam com sua saúde emocional.

Confie que o amor e as boas coisas da vida, podem curar suas dores e feridas, curou as minhas e me transformou em uma pessoa mais feliz e confiante. Faça uma auto-reflexão e busque hoje mesmo às mudanças necessárias em sua vida. Se você é uma pessoa que tem sentimentos negativos governando você, tenho certeza que você não vai se arrepender e não tem nada a perder ao dar o primeiro passo em busca de um futuro cheio de coisas positivas.

E se você é uma pessoa que tem somente sentimentos positivos governando sua vida, parabéns, você é uma pessoa privilegiada, pois pode através desses sentimentos positivos, ajudar outras pessoas que estão passando por momentos difíceis em suas vidas. Você pode ser uma fonte de cura para essas dores.

Desejo grandes mudanças para sua vida e desejo que somente sentimentos bons governem a sua mente e o seu coração. Fique em paz.

 

Escrito por

Carioca, escritora, autora do livro 'Será que é amor?' e voz do Podcast 'Literapiacast'.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s